quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O diagnóstico de câncer de próstata pode aumentar o risco de suicídio e de morte por ataque cardíaco

Artigo publicado na última edição da revista científica Journal of the National Cancer Institute apresenta resultados de um estudo que sugerem um potencial novo problema para os pacientes com câncer.
Pesquisadores da Harvard Medical School acompanharam mais 340 mil pacientes com câncer de próstata nos Estados Unidos, de 1979 até 2004, em um dos maiores estudos observacionais apresentados. Cada paciente era acompanhado desde o diagnóstico até 12 meses depois.
Os resultados do estudo mostram que o risco de suicídio foi quase duas vezes maior, nos três primeiros meses após o diagnóstico. O risco de infarto agudo do miocárdio foi mais de duas vezes maior, no primeiro mês após o diagnóstico.
Esses resultados trazem preocupações quanto ao real benefício do rastreamento do câncer de próstata, com PSA e toque retal. Muitos pacientes são diagnosticados portadores de câncer de próstata através desses exames, mas apresentam uma doença indolente, que não trariam prejuízo, sintomas, ou risco de morte. Mas o diagnóstico pode aumentar a mortalidade, somente pelo fator psicológico envolvido.
O que podemos concluir, principalmente, é que fatores emocionais e psicológicos devem ser levados em conta pelos médicos, ao se fazer o diagnóstico e ao apresentar o resultado dos exames aos pacientes. A educação sobre o câncer e a desmistificação da doença também podem ajudar a diminuir os riscos.
O estudo original (em inglês) você confere clicando aqui.
O que você acha? Poste seu comentário abaixo.

Nenhum comentário: