sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Isoflavonas não trazem benefícios a homens com câncer de próstata em hormonioterapia

Pesquisadores da Georgetown University, em Washington, Estados Unidos, publicaram artigo científico em que avaliaram a eficácia do uso de isoflavonas em altas doses, em pacientes com câncer de próstata e que estavam em tratamento hormonal para o cêncer de próstata.
O tratamento hormonal é feito com deprivação androgênica. Isso significa que os homens ficam sem testosterona (o hormônio masculino) circulante. Os efeitos coletarais são sintomas semelhantes às da menopausa nas mulheres: ondas de calor, osteoporose, alterações de humor, entre outros.
Suspeitava-se que o uso de isoflavonas poderia diminuir a ocorrência das ondas de calor, nos homens. Mas, comparado com placebo, não houve nenhum ganho com a sua administração, nesse estudo publicado agora, na edição de novembro de 2009 do Journal of Urology, a revista mais lida e respeitada pelos urologistas do mundo.
O problema, ainda sem solução, são os efeitos colaterais associados à hormonioterapia, que não têm medicamentos satisfatórios para seu controle.
Para ver um resumo do artigo, em inglês, clique aqui.

Nenhum comentário: