domingo, 13 de setembro de 2009

Novo medicamento oral - gefitinibe - melhor do que quimioterapia convencional para determinados pacientes com câncer de pulmão

Um novo medicamento, dado em comprimidos, pode ser a grande esperança de pacientes com câncer de pulmão metastático.
Pesquisadores de Hong Kong publicaram um estudo que comparou a administração oral de uma nova droga - gefitinibe - com a aplicação endovenosa de quimioterapia convencional, em pacientes orientais, não fumantes, com adenocarcinoma de pulmão. Mais de 1200 pacientes foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos, e cada um deles recebeu uma forma de tratamento.
O grupo que recebeu o medicamento gefitinib apresentou maiores taxas de diminuição do tumor, além de um significativo aumento no tempo de sobrevida.
Os autores ainda demonstraram que o benefício está ligado a uma mutação genética ocorrida nos tumores, no gene do EGFR (em inglês, epidermal growth factor receptor).
Sugere-se que pacientes com adenocarcinoma tenham amostras de tecido tumoral testadas para esta mutação, para que possam verificar se também poderiam se beneficiar desta nova forma de tratamento.
O artigo foi publicado na New England Journal of Medicine, uma das mais importantes revistas médicas do mundo. Para ver um resumo do estudo (em inglês), clique aqui.

Nenhum comentário: